OGIMA-ATIVIDADES LÚDICO INTERATIVAS ONLINE

 
 
Para conhecer a história podes ler o livro digital OGIMA - O viajante do espaço no planeta dos BMQ - História Adaptada em Símbolos Pictográficos clicando aqui

OGIMAAL

 

A HISTÓRIA OGIMA - O VIAJANTE DO ESPAÇO DOS BMQ

 

OGIMA

O conto "Ogima: o viajante do Espaço no planeta dos BMQ" foi criado na Região Autónoma da Madeira, no âmbito da Campanha "Só Bem-Me-Quer" do Plano Regional Contra a Violência Doméstica.

A adaptação do conto em formatos alternativos - Braille, Símbolos Pictográficos para a Comunicação, Língua Gestual Portuguesa e Áudio -, tem como objectivo a prevenção da violência doméstica junto de TODAS as crianças e jovens e suas famílias. É, igualmente, adequado como material didático em contexto escolar, na prevenção de outros tipos de violência onde vítimas e agressores têm relacionamento próximo e continuado.


No DVD multimédia são incluídos jogos e actividades de sensibilização para a prevenção da Violência Doméstica ou outras formas de violência e de suporte para o aprofundamento do tema por pais, educadores e outros técnicos.

 ogima

ONDA OGIMA-MURAL DIGITAL

 

A “Onda OGIMA” é uma iniciativa do Instituto de Segurança Social, IP-RAM, no âmbito das comemorações do dia internacional para a eliminação da violência contra as mulheres, com o propósito de criar um Mural Digital que contribua para a prevenção da violência doméstica e promoção de uma nova cultura sobre as relações de intimidade, baseada no respeito por si e pelo “Outro”.

Trata-se de um enorme painel unificado onde, numa linguagem de histórias em quadradinhos, os jovens ensinam e reclamam para o nosso tempo relações tipo Ogima (ogima=amigo), e denuncia e repudia qualquer uso de violência nas relações interpessoais sobretudo nas relações intima (namoro, conjugalidade, parentalidade e outras).

Cada célula do Mural (“quadradinho”) encerra uma história que traduz a reflexão de cada participante sobre a nova linguagem das relações que repudiam e daquelas que reclamam para hoje.Esta é uma pedagogia apresentada em forma de: vídeo, foto, desenho, cartaz ou texto.

Participar no Concurso

 

 

google play logo1

 

OGIMA - ANDROID APPS NO GOOGLE PLAY


Ogima App é baseado no conto Ogima - O viajante do espaço no planeta dos BMQ, da autoria do escritor Francisco Fernandes, no âmbito da Campanha "Só-Bem-me-quer", organizado pela equipa de apoio às Vítimas de Violência Doméstica na Ilha da Madeira.

 

Instalar OGIMA APP

 

Para mais informação consulte: