Com a designação “CLICK NA MUDANÇA CONTRA A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA” esta campanha é um convite à reflexão e adoção de atitudes e práticas que previnem e contrariam relações violentas em contexto de intimidação, que promovem a educação e defesa do respeito pela pessoa e seus direitos e potencializam o desenvolvimento da mudança social em ordem ao estabelecimento de relações saudáveis ​​e positivas.

A Estratégia desta Campanha, desenvolvida com base numa relação de proximidade, será realizada por 20 entidades da Rede Regional Contra a Violência Doméstica, destacando-se nesta Rede o plano de ação de cada um dos Municípios da Região Autónoma da Madeira.

 

Objetivos:

  • Informar e sensibilizar a comunidade madeirense para o problema da violência doméstica e seus impactos nas pessoas, nas famílias e na sociedade;
  • Informar sobre as Respostas existentes em situação de Violência Doméstica;
  • Proteger a tolerância cultural e promover a mudança de atitude social face à violência doméstica;
  • Desenvolver uma cultura de solidariedade e responsabilidade coletiva na luta contra a Violência Doméstica;
  • Promover a educação para as relações saudáveis.

Público-alvo:

  • Cidadãos em geral;
  • Jovens do 3.º Ciclo do Ensino Básico, Ensino Secundário, Profissional e Universitário;
  • Associações, empresas e clubes desportivos e culturais;
  • Agentes educativos e diferentes profissionais.

 

Duração:

De 2 de outubro de 2024 (Dia Internacional da Não-Violência) a 25 de novembro de 2024 (Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres), nos 11 municípios em simultâneo.

 

Materiais:

  • Pulseiras;
  • Folhetos
  • Hino "Tu és Alguém"
  • Vídeos
  • Cartazes;
  • Selos de Empresa;
  • Tote Bag solidários;
  • Iluminação das fachadas dos edifícios.

 

 clique2.png

HINO "TU ÉS ALGUÉM"

 

É uma reflexão sobre a violência doméstica e oferece-se como uma mensagem positiva de apoio e libertação, não só para as pessoas em situação de violência doméstica, como para toda a sociedade.

459019279 122180827472202598 197639306524720710 n

 

VEJA AQUI O VÍDEO E PARTILHE

 

 

DIREÇÃO
Vânia Fernandes e Luís Sousa

LETRA E MÚSICA
Luís Filipe Aguiar

PRODUÇÃO
Instituto de Segurança Social da Madeira, IP-RAM


FILMAGEM E EDIÇÃO
Educamedia produções

 

GRAVAÇÃO
Paulo Ferraz Studio

 

INTÉRPRETES
Cantores madeirenses, atores, atrizes, jornalistas, desportistas e elementos representantes das Entidades da Rede Regional Contra a Violência Doméstica.

 

clique2.png

CARTAZES E MARCADOR

" CLICK NA MUDANÇA CONTRA A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA”

 

PW 07

 

Cartaz 1

 

Cartaz 2

 

Cartaz 3

 

 

clique2.png

 

MARCADOR 

O marcador reúne informações úteis de contato e acesso à REDE REGIONAL CONTRA A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA, especificamente com as respostas especializadas de apoio às vítimas de violência doméstica.

 

PW 09

 

clique3.png

 

 

VÍDEOS " CLICK NA MUDANÇA CONTRA A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA”

 

Os vídeos “CLICK NA MUDANÇA CONTRA A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA” abordam 7 mitos, com realidades a eles associados e a respectiva mensagem de mudança para uma relação de namoro saudável.

 Imagem 5777 2 1

 

MITO:  UMA OFENSA, UMA BOFETADA NÃO É VIOLÊNCIA!

MITO:  O CIÚME E O CONTROLE SÃO PROVAS DE AMOR!

MITO:  É MELHOR TER NAMORADO VIOLENTO, DO QUE NÃO NAMORAR!

MITO:   SÓ É VITIMA NO NAMORO QUEM QUER!

MITO:  OS RAPAZES NÃO SÃO VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA NO NAMORO!

MITO:  O ÁLCOOL EA DROGA SÃO A CAUSA DA VIOLÊNCIA!

MITO:   É NORMAL EXIGIR RELAÇÕES NO NAMORO!

 

 

 

clique3.png

 

PAINEL  " CLICK NA MUDANÇA CONTRA A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA”

 

O Painel “CLICK NA MUDANÇA CONTRA A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA” é um instrumento de sensibilização e  participação ativa da comunidade em geral e de grupos específicos em  particular, em torno de duas questões sobre o conhecimento e atitude  face a situações de violência doméstica.

Pela sua construção dinâmica resultará um painel colorido e apelativo,  de reflexão e sensibilização para a não tolerância à violência, e  expressará o compromisso na luta contra a violência doméstica, da  entidade que o dinamiza, facilitando o pedido de ajuda.

Para a criação do Painel disponibilizamos o layout de campanha com  as questões e opções de respostas através de uma sinalética cromática,  com espaço para integração dos logotipos institucionais.

 

DESCARREGUE AQUI O PAINEL E PARTICIPE!

 

 

2 Intervenção Painel didático v0.2 Sem Logos

 

 

 

clique2.png

 

 

TOTE BAG" CLICK NA MUDANÇA CONTRA A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA”

O tote bag“CLICK NA MUDANÇA CONTRA A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA” é um instrumento de sensibilização e participação ativa da comunidade, da autoria artística de Nelson Henriques.

Nelson Henriques representou a libertação de quem assume que a  casa/espaço/contexto em que vive, não serve à sua dimensão de  pessoa digna, que se quer livre e respeitada.

Este saco encontra-se à venda por 10 euros que reverterá para o Fundo de  Provimento ao Arrendamento para pessoas em situação de violência  doméstica.

PW 10

Apoio:

 Logotipo Somaterial

 

 

clique2.png

 

"SELO C LICK NA MUDANÇA CONTRA A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA”

O “ Selo CLICK NA MUDANÇA CONTRA A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA” tem como objetivo  distinguir as entidades empregadoras que promovem iniciativas   de prevenção e combate à violência doméstica.

 

DESTINATÁRIOS:

Todas as entidades empregadoras públicas ou privadas, da RAM, que assumem fazer parte desta Campanha cumprindo o definido no Regulamento.

 

Para participar deste movimento social, deverá apresentar uma candidatura através de formulário e regulamento disponível AQUI .


Defina as ações que assume implementar e  JUNTE-SE A NÓS!

 

A atribuição do selo realizar-se-á no dia 25 de novembro, no evento do DIA INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES.

 

 

 

clique3.png

PULSEIRA " CLICK NA MUDANÇA CONTRA A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA”

 

O uso generalizado da pulseira ”CLICK NA MUDANÇA CONTRA A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA” tem como objetivo criar uma dinâmica social que aposta na identificação pessoal e compromisso com a exclusão pessoal da  violência e afirmação do apoio à mudança de atitude social e individual face à violência doméstica.

 

PW 08

Apoio:

ATLÂNTIDA

 

 

 

Clique no pôster Parceiros 3clique3.png