KIT DE SEGURANÇA

 

Kit de Segurança elaborado pelo Instituto de Segurança Social da Madeira, nascido da necessidade de alertar e dar ferramentas de proteção que, sendo do conhecimento das vítimas e da comunidade em geral, podem salvar vidas.

 

Obtenha  aqui  o KIT

Consulte  aqui  o VÍDEO

 

 

 94b81638 2cf2 4f68 9c44 d9119b46a396

 

 


III PLANO REGIONAL CONTRA A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA - 2021-2025

 

É um instrumento estratégico de luta contra a violência doméstica na RAM para o quadriénio 2021-2025, e que congrega as políticas e medidas assumidas pela Rede Regional Contra a Violência Doméstica, a qual integra as instituições públicas e privadas que, de forma consertada e complementar , inclui em sua Missão, ações de prevenção, de proteção, de reparos dos impactos de violência nas pessoas e nas famílias por elas afetadas, e que promovem o conhecimento e a formação sobre esta realidade e as formas de erradicar.

 

 

 

III PRCVD

Aprovado pela Resolução n.º 1206/2021, 19 de novembro de 2021, o III PRCVD 2021-2025 integra 5 Eixos de Intervenção e 8 Objetivos Estratégicos

CONSULTE AQUI O III PLANO

 

 

 

CONCURSO ONDA OGIMA 

 

 

 imagem20

 

A “Onda OGIMA” é uma iniciativa do Instituto de Segurança Social, IP-RAM, no âmbito das comemorações do dia internacional para a eliminação da violência contra as mulheres, com o propósito de criar um Mural Digital que contribua para a prevenção da violência doméstica e promoção de uma nova cultura sobre as relações de intimidação, baseada no respeito por si e pelo “Outro”.

Trata-se de um enorme painel unificado onde, numa linguagem de histórias em quadradinhos, os jovens ensinam e reclamam para o nosso tempo relações tipo Ogima (ogima=amigo), e denunciam e repudiam qualquer uso de violência nas relações interpessoais sobretudo nas relações íntimas (namoro, conjugalidade, parentalidade e outras).

Cada célula do Mural (“quadradinho”) encerra uma história que traduz a reflexão de cada participante sobre a nova linguagem das relações que repudiam e daquelas que reclamam para hoje.Esta é uma pedagogia apresentada em forma de: vídeo, foto, desenho, cartaz ou texto.

Participar do Concurso

 

 

A HISTÓRIA OGIMA - O VIAJANTE DO ESPAÇO DOS BMQ

 

 

OGIMA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O conto "Ogima: o viajante do Espaço no planeta dos BMQ" foi criado na Região Autónoma da Madeira, no âmbito da Campanha "Só Bem-Me-Quer" do Plano Regional Contra a Violência Doméstica.

A adaptação do conto em formatos alternativos - Braille, Símbolos Pictográficos para a Comunicação, Língua Gestual Portuguesa e Áudio -, tem como objectivo a prevenção da violência doméstica junto de TODAS as crianças e jovens e as suas famílias. É, igualmente, adequado como material didático no contexto escolar, na prevenção de outros tipos de violência onde vítimas e agressores têm relacionamento próximo e continuado.


No DVD multimídia são incluídos jogos e atividades de sensibilização para a prevenção da Violência Doméstica ou outras formas de violência e de suporte para o aprofundamento do tema por pais, educadores e outros técnicos.

 

OGIMA-ATIVIDADES LÚDICO INTERATIVAS ONLINE 

 
 
Para conhecer a história você pode ler o livro digital OGIMA - O viajante do espaço no planeta dos BMQ - História Adaptada em Símbolos Pictográficos  clicando aqui

OGIMAAL

 

 

logotipo do google play1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

OGIMA - APLICATIVOS ANDROID SEM GOOGLE PLAY


Ogima App é baseado no conto Ogima - O viajante do espaço no planeta dos BMQ, da autoria do escritor Francisco Fernandes, no âmbito da Campanha "Só-Bem-me-quer", organizada pela equipe de apoio às Vítimas de Violência Doméstica na Ilha da Madeira.

 

Instalar OGIMA APP

 

Para mais informações consulte:

 

 

 

ESTUDO AVALIATIVO SOBRE O GRAU DE SATISFAÇÃO DE UTENTES DA REDE NACIONAL DE APOIO A VÍTIMAS DE VD

« Estudo Avaliativo sobre o Grau de Satisfação de Utentes da Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica» – promovido pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) e realizado pelo Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa (CIES, ISCTE-IUL), entre 2015 e 2016.

Consulte ou descarregue aqui  o estudo

 

 SUPLEMENTO DN - VIOLÊNCIA DOMÉSTICA 

 A Violência Doméstica é CRIME

 

 “VIOLÊNCIA DOMÉSTICA – IMPLICAÇÕES SOCIOLÓGICAS, PSICOLÓGICAS E JURÍDICAS DO FENÓMENO”

 

 

O Centro de Estudos Judiciários desenvolveu um manual, disponibilizado online , sobre o fenómeno da violência doméstica.

 

O livro “Violência Doméstica – implicações sociológicas, psicológicas e jurídicas do fenômeno” é da autoria de vários docentes do Centro de Estudos Judiciários (CEJ) e coordenado pelo juiz desembargador e diretor-adjunto do CEJ Paulo Guerra, tendo sido apresentado pelo Ministério da Justiça , Francisca Van Dunem.

 

 

Consulte ou descarregue o Manual

  

“ESPAÇO FAMÍLIA”

 

“Espaço Família”, situado na Rua Nova da Alegria, nº 30, concelho do Funchal é uma nova resposta social orientada para a proteção, supervisão e avaliação de visitas entre pais separados e ou outras pessoas de referência e menores.

 

Com capacidade para responder a 18 pedidos diários, de visitas e transferências de crianças e jovens entre os progenitores e outros, esta estrutura funciona em moradia unidade familiar, protegida, com um quadro técnico especializado na área da família e da gestão de conflitos.

 

VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES: UM INQUÉRITO À ESCALA DA UNIÃO EUROPEIA

 

 

Estudo da Agência dos Direitos Fundamentais da União Europeia (FRA), sobre a violência contra as mulheres, resultante de inquérito realizado na UE, revelando a amplitude dos abusos que as mulheres sofrem em casa, no trabalho, em público e na Internet.

 

Consulte aqui o relatório síntese

 

Consulte aqui os resultados para Portugal

  


"OGIMA - TODOS PODEM LER"

 

 

Prémio de literatura Infantojuvenil Inclusiva “OGIMA- Todos Podem Ler” tem como objetivo contribuir para a produção e promoção da Leitura Inclusiva, destinada à infância e juventude, através da utilização de formatos alternativos, designadamente braille e/ou relevo, negro ampliado, símbolos pictográficos para a comunicação, língua gestual portuguesa e áudio. 

A iniciativa tem caráter universal e destina-se a candidatos individuais ou coletivos (grupo máximo de quatro pessoas), devendo os textos ser escritos em prosa ou em verso, em língua portuguesa e em, pelo menos, dois formatos alternativos. 

O prémio é atribuído em duas categorias: 

a) Categoria 1 - Candidatos infantojuvenis: até 16 anos de idade; 
b) Categoria 2 - Candidatos adultos: a partir de 17 anos de idade. 

Consulte aqui o Regulamento

 

 

  

CONVENÇÃO DO CONSELHO DA EUROPA PARA A PREVENÇÃO E O COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES E A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA - RATIFICAÇÃO

 

 

 

Foi publicada a 21 de janeiro 2013 em Diário da República a ratificação da Convenção do Conselho da Europa para a Prevenção e o Combate à Violência contra as Mulheres e a Violência Doméstica, adotada em Istambul, a 11 de maio de 2011. 

 

Consulte aqui o ficheiro

 

 

 


PRÉMIO "VIDARTE - A ARTE CONTRA A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA"

 

 

 

A Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) e o Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais (GEPAC) instituíram, no âmbito do IV Plano Nacional Contra a Violência Doméstica - PNCVD (2011-2013), o Prémio Nacional «VIDarte – A arte contra a violência doméstica». 

O Prémio «VIDarte – A arte contra a violência doméstica», na sua 1ª edição, visa distinguir trabalhos artísticos - nas áreas de cinema, teatro e literatura, separadamente – divulgados durante a vigência do IV Plano Nacional Contra a Violência Doméstica (2011-2013) ), que focaram a temática da violência doméstica.

Para mais informação consulte:
www.cig.gov.ptwww.gepac.gov.pt ;   www.igualdade.gov.pt

 

 

 


MANUAL SARAR - SINALIZAR, APOIAR, REGISTAR, AVALIAR,REFERENCIAR:

 

 

 

Uma proposta de Manual para profissionais de saúde na área de violência familiar / entre parceiros íntimos 

Coordenação: João Redondo, Inês Pimentel, Ana Correia Capa: Tânia Rodrigues Serviço de Violência Familiar - Hospital Sobral Cid CENTRO HOSPITALAR E UNIVERSITÁRIO DE COIMBRA 

Download do Manual