O que permite?

Este tipo de apoio é proporcionado por psicólogos que ajudam a vítima e/ou o agressor a analisar os seus comportamentos, as suas emoções e a forma como pensam a realidade.

 

Permite a consciencialização das potencialidades individuais e o desenvolvimento das estratégias necessárias à resolução dos problemas;

 

Promove o desenvolvimento da pessoa, dando-lhe maiores poderes nas suas decisões e na concretização do seu projecto de vida, possibilitando-lhes níveis superiores de realização pessoal.

 

Trabalha ainda a compreensão e a reorganização das relações inter-pessoais, tanto no espaço familiar como nos outros contextos sociais.

 

Como funciona este apoio?

 

O apoio psicológico é gratuito e confidencial.

O apoio é prestado por um conjunto de técnicos, com formação específica na área da violência familiar.

Destina-se a todas as pessoas vítimas de violência doméstica, independentemente do sexo, idade ou nível social.

Face ao problema apresentado pela vítima e de acordo com a sua vontade, o apoio psicológico pode realizar-se segundo diferentes modalidades de intervenção:

- Intervenção individual: trabalho individual com a pessoa que recorre à intervenção psicológica, ajudando-a na descoberta e compreensão de si mesma e da realidade em que se encontra, promovendo o seu desenvolvimento pessoal;

- Grupo de Ajuda Mútua: grupos organizados, constituídos por pessoas que passam ou passaram pela mesma situação/problema, visando encontrar soluções pela partilha de experiências e troca de informação.

- Mediação de Conflitos: consiste na facilitação do encontro protegido e tecnicamente orientado entre vítima e agressor, de modo a reduzir o risco, a agressividade na relação entre ambos e informar sobre direitos e deveres decorrentes da sua realidade familiar.

- Terapia de Casal: Processo psicoterapêutico realizado com o casal que deseja a reestruturação da sua relação. Ajuda-os a compreender a dinâmica da relação que desenvolveram e a identificar e utilizar competências relacionais saudáveis. Esta intervenção é realizada por psicólogos com especialização em Terapia Familiar.


Onde pedir este apoio?

O apoio referido encontra-se disponível:

 

Instituto de Segurança Social da Madeira, Equipa de Apoio à  Vítima de Violência – 291 205 135.

- Intervenção individual,

- Grupo de Ajuda Mútua,

- Mediação de Conflitos,

- Terapia de Casal.

Associação Presença Feminina – 291 759 777

- Intervenção individual.

 


TU TENS COMPETÊNCIA. TU ÉS A SOLUÇÃO!