Uncategorised

Com a designação “CLICK NA MUDANÇA CONTRA A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA” esta campanha é um convite à reflexão e adoção de atitudes e práticas que previnem e contrariam relações violentas em contexto de intimidação, que promovem a educação e defesa do respeito pela pessoa e seus direitos e potencializam o desenvolvimento da mudança social em ordem ao estabelecimento de relações saudáveis ​​e positivas.

A Estratégia desta Campanha, desenvolvida com base numa relação de proximidade, será realizada por 20 entidades da Rede Regional Contra a Violência Doméstica, destacando-se nesta Rede o plano de ação de cada um dos Municípios da Região Autónoma da Madeira.

 

Objetivos:

  • Informar e sensibilizar a comunidade madeirense para o problema da violência doméstica e seus impactos nas pessoas, nas famílias e na sociedade;
  • Informar sobre as Respostas existentes em situação de Violência Doméstica;
  • Proteger a tolerância cultural e promover a mudança de atitude social face à violência doméstica;
  • Desenvolver uma cultura de solidariedade e responsabilidade coletiva na luta contra a Violência Doméstica;
  • Promover a educação para as relações saudáveis.

Público-alvo:

  • Cidadãos em geral;
  • Jovens do 3.º Ciclo do Ensino Básico, Ensino Secundário, Profissional e Universitário;
  • Associações, empresas e clubes desportivos e culturais;
  • Agentes educativos e diferentes profissionais.

 

Duração:

De 2 de outubro de 2024 (Dia Internacional da Não-Violência) a 25 de novembro de 2024 (Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres), nos 11 municípios em simultâneo.

 

Materiais:

  • Pulseiras;
  • Folhetos
  • Hino "Tu és Alguém"
  • Vídeos
  • Cartazes;
  • Selos de Empresa;
  • Tote Bag solidários;
  • Iluminação das fachadas dos edifícios.

 

 clique2.png

HINO "TU ÉS ALGUÉM"

 

É uma reflexão sobre a violência doméstica e oferece-se como uma mensagem positiva de apoio e libertação, não só para as pessoas em situação de violência doméstica, como para toda a sociedade.

459019279 122180827472202598 197639306524720710 n

 

VEJA AQUI O VÍDEO E PARTILHE

 

 

DIREÇÃO
Vânia Fernandes e Luís Sousa

LETRA E MÚSICA
Luís Filipe Aguiar

PRODUÇÃO
Instituto de Segurança Social da Madeira, IP-RAM


FILMAGEM E EDIÇÃO
Educamedia produções

 

GRAVAÇÃO
Paulo Ferraz Studio

 

INTÉRPRETES
Cantores madeirenses, atores, atrizes, jornalistas, desportistas e elementos representantes das Entidades da Rede Regional Contra a Violência Doméstica.

 

clique2.png

CARTAZES E MARCADOR

" CLICK NA MUDANÇA CONTRA A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA”

 

PW 07

 

Cartaz 1

 

Cartaz 2

 

Cartaz 3

 

 

clique2.png

 

MARCADOR 

O marcador reúne informações úteis de contato e acesso à REDE REGIONAL CONTRA A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA, especificamente com as respostas especializadas de apoio às vítimas de violência doméstica.

 

MARCADORSITE

 

clique3.png

 

 

VÍDEOS " CLICK NA MUDANÇA CONTRA A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA”

 

Os vídeos “CLICK NA MUDANÇA CONTRA A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA” abordam 7 mitos, com realidades a eles associados e a respectiva mensagem de mudança para uma relação de namoro saudável.

 Imagem 5777 2 1

 

MITO:  UMA OFENSA, UMA BOFETADA NÃO É VIOLÊNCIA!

MITO:  O CIÚME E O CONTROLE SÃO PROVAS DE AMOR!

MITO:  É MELHOR TER NAMORADO VIOLENTO, DO QUE NÃO NAMORAR!

MITO:   SÓ É VITIMA NO NAMORO QUEM QUER!

MITO:  OS RAPAZES NÃO SÃO VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA NO NAMORO!

MITO:  O ÁLCOOL EA DROGA SÃO A CAUSA DA VIOLÊNCIA!

MITO:   É NORMAL EXIGIR RELAÇÕES NO NAMORO!

 

 

 

clique3.png

 

PAINEL  " CLICK NA MUDANÇA CONTRA A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA”

 

O Painel “CLICK NA MUDANÇA CONTRA A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA” é um instrumento de sensibilização e  participação ativa da comunidade em geral e de grupos específicos em  particular, em torno de duas questões sobre o conhecimento e atitude  face a situações de violência doméstica.

Pela sua construção dinâmica resultará um painel colorido e apelativo,  de reflexão e sensibilização para a não tolerância à violência, e  expressará o compromisso na luta contra a violência doméstica, da  entidade que o dinamiza, facilitando o pedido de ajuda.

Para a criação do Painel disponibilizamos o layout de campanha com  as questões e opções de respostas através de uma sinalética cromática,  com espaço para integração dos logotipos institucionais.

 

DESCARREGUE AQUI O PAINEL E PARTICIPE!

 

 

2 Intervenção Painel didático v0.2 Sem Logos

 

 

 

clique2.png

 

 

TOTE BAG" CLICK NA MUDANÇA CONTRA A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA”

O tote bag“CLICK NA MUDANÇA CONTRA A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA” é um instrumento de sensibilização e participação ativa da comunidade, da autoria artística de Nelson Henriques.

Nelson Henriques representou a libertação de quem assume que a  casa/espaço/contexto em que vive, não serve à sua dimensão de  pessoa digna, que se quer livre e respeitada.

Este saco encontra-se à venda por 10 euros que reverterá para o Fundo de  Provimento ao Arrendamento para pessoas em situação de violência  doméstica.

PW 10

Apoio:

 Logotipo Somaterial

 

 

clique2.png

 

"SELO C LICK NA MUDANÇA CONTRA A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA”

O “ Selo CLICK NA MUDANÇA CONTRA A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA” tem como objetivo  distinguir as entidades empregadoras que promovem iniciativas   de prevenção e combate à violência doméstica.

 

DESTINATÁRIOS:

Todas as entidades empregadoras públicas ou privadas, da RAM, que assumem fazer parte desta Campanha cumprindo o definido no Regulamento.

 

Para participar deste movimento social, deverá apresentar uma candidatura através de formulário e regulamento disponível AQUI .


Defina as ações que assume implementar e  JUNTE-SE A NÓS!

 

A atribuição do selo realizar-se-á no dia 25 de novembro, no evento do DIA INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES.

 

 

 

clique3.png

PULSEIRA " CLICK NA MUDANÇA CONTRA A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA”

 

O uso generalizado da pulseira ”CLICK NA MUDANÇA CONTRA A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA” tem como objetivo criar uma dinâmica social que aposta na identificação pessoal e compromisso com a exclusão pessoal da  violência e afirmação do apoio à mudança de atitude social e individual face à violência doméstica.

 

PW 08

Apoio:

ATLÂNTIDA

 

 

 

Clique no pôster Parceiros 3clique3.png

 

OGIMA-ATIVIDADES LÚDICO INTERATIVAS ONLINE

 
 
Para conhecer a história podes ler o livro digital OGIMA - O viajante do espaço no planeta dos BMQ - História Adaptada em Símbolos Pictográficos clicando aqui

OGIMAAL

 

A HISTÓRIA OGIMA - O VIAJANTE DO ESPAÇO DOS BMQ

 

OGIMA

O conto "Ogima: o viajante do Espaço no planeta dos BMQ" foi criado na Região Autónoma da Madeira, no âmbito da Campanha "Só Bem-Me-Quer" do Plano Regional Contra a Violência Doméstica.

A adaptação do conto em formatos alternativos - Braille, Símbolos Pictográficos para a Comunicação, Língua Gestual Portuguesa e Áudio -, tem como objectivo a prevenção da violência doméstica junto de TODAS as crianças e jovens e suas famílias. É, igualmente, adequado como material didático em contexto escolar, na prevenção de outros tipos de violência onde vítimas e agressores têm relacionamento próximo e continuado.


No DVD multimédia são incluídos jogos e actividades de sensibilização para a prevenção da Violência Doméstica ou outras formas de violência e de suporte para o aprofundamento do tema por pais, educadores e outros técnicos.

 ogima

ONDA OGIMA-MURAL DIGITAL

 

A “Onda OGIMA” é uma iniciativa do Instituto de Segurança Social, IP-RAM, no âmbito das comemorações do dia internacional para a eliminação da violência contra as mulheres, com o propósito de criar um Mural Digital que contribua para a prevenção da violência doméstica e promoção de uma nova cultura sobre as relações de intimidade, baseada no respeito por si e pelo “Outro”.

Trata-se de um enorme painel unificado onde, numa linguagem de histórias em quadradinhos, os jovens ensinam e reclamam para o nosso tempo relações tipo Ogima (ogima=amigo), e denuncia e repudia qualquer uso de violência nas relações interpessoais sobretudo nas relações intima (namoro, conjugalidade, parentalidade e outras).

Cada célula do Mural (“quadradinho”) encerra uma história que traduz a reflexão de cada participante sobre a nova linguagem das relações que repudiam e daquelas que reclamam para hoje.Esta é uma pedagogia apresentada em forma de: vídeo, foto, desenho, cartaz ou texto.

Participar no Concurso

 

 

google play logo1

 

OGIMA - ANDROID APPS NO GOOGLE PLAY


Ogima App é baseado no conto Ogima - O viajante do espaço no planeta dos BMQ, da autoria do escritor Francisco Fernandes, no âmbito da Campanha "Só-Bem-me-quer", organizado pela equipa de apoio às Vítimas de Violência Doméstica na Ilha da Madeira.

 

Instalar OGIMA APP

 

Para mais informação consulte:

 

 

INICIATIVAS "QUE QUERES?"

 

Campanha "Que Queres?" na Universidade da Madeira - março de 2017

Ações de sensibilização realizadas em espaço de sala de aula.

 

MURAL QUE QUERES?

O que é

Painel de azulejos com uma Mensagem sobre as escolhas afetivas numa relação de namoro, pretendendo ser espaço de reflexão, integrado na Campanha Regional Contra a Violência no Namoro “Que Queres?”.

Onde

Rua Dr. João Augusto Teixeira n.º 23, Ponta Do Sol

Realização

Clube Imagin´Arte e alunos da Escola BS da Ponta do Sol, sob coordenação do Prof Desidério

Colaboração

Câmara Municipal da Ponta do Sol

Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol (Ponta do Sol)

Inaugurado o mural, com a colocação dos 7 primeiros azulejos, a 25 de novembro de 2016, sendo um mural de construção progressiva, com conclusão até 25 de novembro de 2017.

 

 

 

logopng

Campanha Regional Contra a Violência no Namoro "QUE QUERES?"

A Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais, através do Instituto de Segurança Social da Madeira, em conjunto com os Parceiros do II Plano Regional Contra a Violência Doméstica - 2015-2019, promovem a Campanha Regional "QUE QUERES".

Lançada no Dia 25 de novembro, no Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, no Auditório John dos Passos, na Ponta do Sol, esta Campanha é um apelo à reflexão sobre as decisões pessoais, à denúncia e à intervenção, abrangendo as atitudes associadas Que escolhes? Que fazes? Que Aceitas?. Pretende-se envolver os jovens como agentes ativos de mudança junto dos seus pares, promovendo a modificação de comportamentos violentos e a não-aceitação de violência nas relações de intimidade, especificamente nas de namoro.

Os materiais de comunicação desta campanha estão disponíveis para consulta e download.

 

"Que Queres?"

Partindo do jogo “Quantos Queres”, de forma lúdica e pedagógica são destacados mitos VS verdades que sustentam as respostas às questões: Que queres? Que escolhes? Que aceitas? Que fazes?

 JUNTA-TE A NÓS!

 Download "QUE QUERES?"

4 que queres 002

 Download videos "Mitos VS Verdade"

 

MITO 1

 

MITO 2

 

MITO 3